textos

Estive pensando. Pensando por minutos. Até que. Conclui. - Opiniões com conceitos quase formados.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013



1.      AUTOR E OBRA

a)      AUTOR: Marc Bloch
b)      LIVRO: A Sociedade Feudal
c)      ANO DE PUBLICAÇÃO: 1939 e 1940

d)     OBRA: Marc Bloch pretende analisar em “A sociedade feudal”, considerada a sua maior obra, como o título já diz, a sociedade essencialmente definida como “feudal”, a da Europa central e Ocidental que se estendeu dos meados do século IX até as primeiras décadas do século XIII. Neste livro, o autor apresenta uma nova abordagem sobre a questão do feudalismo que marcaria profundamente sua carreira como um grande medievalista. Bloch dá-los a conhecer o meio e as condições de vida, os laços
de sangue, a “vassalidade” e o feudo, as classes, a dependência das classes inferiores, o governo dos homens e a “feudalidade” como tipo social. Ao mesmo tempo avalia o papel da Igreja, da realeza, da força burguesa, da cidade, da comuna. Um fresco notável de um dos mais insignes historiadores do século XX.


e)      AUTOR:  Especialista em história medieval, Bloch distingue-se ainda como conhecedor da história das populações rurais. Durante cerca de dez anos, de 1929 a 1938, sua maior atividade concentra-se na divulgação dos Annales, que publica alguns de seus notáveis artigos, como "O problema do ouro na Idade Média" e "Aparecimento e conquista do moinho d'água". É considerado o maior medievalista de todos os tempos e, para alguns, o maior Historiador do século XX. Como um dos grandes responsáveis pela renovação do pensamento histórico, abriu novos horizontes para compreensão do feudalismo.


2.      O TEXTO

a)      TEMA: Feudalismo

b)      OUTROS ASSUNTOS TRATADOS:  Situação da Europa com as invasões mulçumanas, hungara e Normanda (Causas e consequências).


c)      OBJETIVOS E HIPÓTESES: O Sacro Império de Carlos Magno desmorona no próprio século IX e a Europa assistem a novas incursões de húngaros, normandos e árabes.

d)     CONCEITOS UTILIZADOS: “ Separação entre Igreja e Estado, ao contrário do que ocorria tanto em Bizâncio como no Islã.” “preservação da ideia de Império”
“III - Período de apogeu, que pode ser limitado apenas à chamada Alta Idade Média dos séculos XII e XIII,”

e)      POSTURA TEÓRICA:
Para Marc Bloch, “o conhecimento do passado é uma coisa em progresso, que incessantemente se transforma e aperfeiçoa”, portanto o passado não se modifica. Este método regressivo está ligado a ligado à defesa de uma postura diferenciada frente às fontes.


f)       O QUE O AUTOR DEFENDE
O autor apresenta uma nova abordagem sobre a questão do feudalismo. . Bloch dá-nos a conhecer o meio e as condições de vida, os laços
de sangue, a “vassalidade” e o feudo, as classes, a dependência das classes inferiores, o governo dos homens e a “feudalidade” como tipo social.

g)      O QUE O AUTOR CRITICA

h)     BIBLIOGRAFIA DE INTERESSE REFERENCIADA PELO AUTOR:
A obra de Doon, um cônego de Saint-Quentin; Histoire de l’Église Reims, de Flodoardo; O poema de Beowulf.


3.      CITAÇÕES DE INTERESSE

“ Dos inimigos que acabamos de numerar, o Ilusão era decerto o menos perigoso.”

“ Depois de Carlos Magno, todas as populações de língua germânica que habitavam ao sul da JutLandia, tornadas cristãs e incorporadas nos reinos francos, encontram-se sob a influência da civilização ocidental.”

“ Da tormenta das últimas invasões, o Ocidente saiu coberto de feridas.”



4.      OBSERVAÇÕES PESSOAIS

a)      Mesmo quando a Europa assume tal feição - que resulta do processo civilizatório do cristianismo, mas também da consolidação dos feudos. Ao mesmo tempo avalia o papel da Igreja, da realeza, da força burguesa, da cidade, da comuna. Um fresco notável de um dos mais insignes historiadores do século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário