textos

Estive pensando. Pensando por minutos. Até que. Conclui. - Opiniões com conceitos quase formados.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013




1.      AUTOR E OBRA


a)      NOME DO AUTOR:  Peter Brown
b)      TÍTULO DO LIVRO: História da vida privada: Antiguidade Tardia(2)
c)      Data, ano, período da publicação; Antiguidade clássica.
d)      Comentários sobre a obra ou documento: Brown apresenta abordagens culturalistas, destacando-se nas representações e simbolismos. Como também retrata algumas transformações.

e)      Comentários sobre o autor: Peter Robert Lamont Brown (1935, Dublin), é um historiador irlandês, tornou-se aos 32 anos de idade a maior autoridade sobre Agostinho de Hipona, é citado como o historiador mais destacado em Antiguidade tardia.


2.      O TEXTO


a)      TEMA: A Antiguidade Tardia
OUTROS ASSUNTOS TRATADOS: A religião, a nova moral, O elitismo pagão, casamento, sexualidade, nudez, cidade, mulheres, a questão do prazer(medo), filosofia cristã, entre outros.
b)     OBJETIVO E HIPÓTESES:
O estudo em questão deve compreender como os homens desta época lidaram com as mudanças, tão numerosas e complexas, que vão do social ao econômico. O que é visto como uma melancólica história da “queda e fim do Império Romano, pode perceber as novidades que começariam neste período.
c)      CONCEITOS UTILIZADOS:
A ideia de dualidade: O período já não é “Antigo”, pois não se encaixa no conceito de “Antiguidade Clássica”, mas também não é medieval.
Palavra como ''declínio'' e crise que sugerem problemas no fim do império e que eram bastante usuais até os anos 1970 basicamente desapareceram dos vocabulários dos historiadores, para serem substituídos por termos neutros como ''transição'', ''mudança'' e ''transformação''

a)      O QUE O AUTOR DEFENDE
Brown apresenta abordagens culturalistas.


3.      CITAÇÕES DE INTERESSE

“ ...No final da Republica e no começo do império, as mulheres dos homens públicos eram tratadas como seres periféricos que não contribuíam em nada,- ou bem pouco-, para o papel publico de seus maridos.”

“ Por íntima que seja a vida de uma cidade média, Roma é um império fundado na violência e protegido pela violência.”

“ A doutrina da sexualidade como sintoma privilegiado da transformação pessoal é  a mais importante transferência jamais alcançada do velho e ardente desejo, judeu e cristão, de um “coração simples”..”

4.      OBSERVAÇÕES PESSOAIS

"Antiguidade Tardia" para o período de transição entre os mundos clássico e medieval, que ocorreu entre os séculos III e VIII da era Cristã. O período classificado como Antiguidade tardia foi explicado por diversos historiadores sob o aspecto político, abrangendo na política os outros aspectos como o social e cultural. Dentro da história tradicional, a passagem da Antiguidade Clássica para a Idade Média seria vista e explicada como uma transição entre o fim do Império Romano e o início da Idade Média.



Nenhum comentário:

Postar um comentário